02 JUN 2020
Prefeito Aquiles participa de reunião com prefeitos da região para ampliar isolamento em seus municípios

Em reunião liderada pelo Prefeito João Dado de Votuporanga na manhã desta terça-feira (2/6) com 16 Prefeitos da região foi assinado um Ofício em conjunto solicitando com urgência, ao Governo do Estado de São Paulo, a ampliação de leitos hospitalares e de UTI direcionados para pacientes da Covid-19 que necessitem de internação na estrutura de Saúde do Município. O encontro realizado no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagalli” contou com a presença da Secretária da Saúde de Votuporanga que apresentou o panorama atual do novo Coronavírus no Município.

A partir do registro da taxa de ocupação de 90% dos leitos SUS para pacientes com a Covid-19 na Santa Casa, na última segunda-feira (1/6), e considerando o aumento progressivo no número de casos com a curva em franca ascensão, os Prefeitos da região debateram sobre o tema e assumiram ações conjuntas e efetivas com objetivo de ampliar o isolamento social em seus municípios e solicitar ao Governo do Estado de São Paulo o aumento da estrutura de leitos hospitalares de enfermaria e de UTI para o tratamento desses pacientes.

Participaram da reunião de emergência os prefeitos de Votuporanga, Valentim Gentil, Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Floreal, Magda, General Salgado, Macaubal, Monções, Nhandeara, Parisi, Pontes Gestal, Riolândia, Sebastianópolis do Sul e Gastão Vidigal.

Juntos, os 17 representantes dos Municípios da região assinaram os Ofícios nº 264/2020, 265/2020 e 266/2020 endereçados ao Governador do Estado, João Dória; ao Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Antônio Vinholi; e ao Secretário da Saúde, José Henrique Germann. O documento solicita providências de forma urgente pelo Governo do Estado de São Paulo no sentindo de ampliar junto aos hospitais de Votuporanga, e sem ônus aos Municípios, o número total de leitos de enfermaria para 23, e leitos e de UTI para 18.

“Nossa meta é passar de 10 leitos de UTI para 18 leitos, assegurando um aumento de 80% na capacidade atual de atendimento. Além disso, estamos solicitando aumento de leitos na enfermaria, de 15, atualmente, para 23, um crescimento superior a 50%. Isso nos permitirá vencer este período mais crítico da pandemia”, ressaltou o Prefeito de Votuporanga.